Você sabe como ligar a cobrar? Veja a seguir!

como ligar a cobrar

Como ligar a cobrar é uma dúvida que a maioria das pessoas possui. Principalmente nos momentos em que não há mais créditos disponíveis no smartphone, e precisamos fazer uma ligação importante. 

Independentemente de para quem a ligação será feita, a forma de como ligar a cobrar está muito presente no dia a dia das pessoas. Então, se você não faz ideia de como fazê-la, o primeiro passo é descobrir. 

Quer mais dicas sobre telefonia? Acesse agora https://comparaplano.com.br/

Como ligar a cobrar?

Antes de mais nada, ligar a cobrar é uma coisa que a maioria das pessoas já teve que fazer um dia. Esse tipo de ligação nos socorre em momentos de necessidade, independentemente para quem ela é feita.

O procedimento de como ligar a cobrar não é descontado de quem realiza a chamada, mas sim de quem a recebe. Por esse motivo, reconhecemos uma voz eletrônica dizendo se deseja ou não atender a ligação.

Embora a maioria das pessoas saiba que é possível fazer esse tipo de ligação, a maioria não consegue efetuar ou concluir. Afinal, existem alguns detalhes na discagem que envolvem mais dígitos, não somente o 9090.

Como funciona uma ligação a cobrar?

Resumidamente, uma ligação a cobrar é aquela em que o destinatário é o responsável pelo pagamento da ligação, e não quem está efetuando. 

Vale destacar que ambos recebem uma mensagem eletrônica dizendo que se trata de uma ligação a cobrar. E, cabe ao destinatário decidir se deseja ou não atendê-la, pois todos os valores cobrados dela vão para a conta dele. 

Além disso, cada região do Brasil tende a cobrar seus próprios tributos para realizar uma ligação a cobrar

Principalmente nos casos em que a ligação é entre municípios distintos, tornando a cobrança ainda maior do que o comum. 

Como ligar a cobrar de números de celular para fixo?

Todos sabemos que situações de emergência acontecem. E, se alguém precisar ligar a cobrar para você, ou o contrário acontecer, é necessário seguir um procedimento bastante simples. 

Basicamente, esse processo funciona tanto em smartphones, telefones fixos e até mesmo telefones públicos, popularmente conhecido como orelhão, que estão sendo cada vez menos utilizados. 

Então, se você pretende realizar uma ligação nesses meios, basta seguir o procedimento a seguir:

  • DDD + 9090 + número do telefone

Por exemplo, se você quiser realizar uma ligação a cobrar para número X, a sequência ficará da seguinte maneira: 9090 1111-1111

Caso você disque o número corretamente, a ligação será feita e, assim que o destinatário atender, a música muito conhecida por muitos de nós será tocada. 

Vale ressaltar que a pessoa que atender também se depara com uma voz eletrônica antes de aceitar a ligação. 

Como ligar a cobrar para outras regiões?

Grande parte das pessoas têm dúvidas sobre como ligar a cobrar para outras regiões. É importante citar que esse procedimento pode ser feito, basta saber a maneira exata que o usuário deve seguir.

Então, todas as vezes que você tiver que fazer uma ligação para um destinatário com DDD diferente do seu, é necessário saber qual é o DDD da região em que ele vive. 

Assim que você descobrir qual é, basta seguir o procedimento a seguir: 

  • 90 + código da operadora + DDD + número de telefone

Se você não sabe qual é o DDD da região que deseja realizar a ligação, a ANATEL disponibiliza na internet uma relação com todos os códigos de regiões do Brasil, basta fazer uma rápida pesquisa para encontrá-la. 

Além disso, também é importante saber qual é o código da sua operadora. Isso porque, a maioria delas conta com descontos e vantagens exclusivas para os seus clientes, que podem ser essenciais nessas situações.

como ligar a cobrar

Como ligar a cobrar para outro país?

Durante muito tempo, a resposta para essa pergunta era sim. Existia sim uma maneira de ligar a cobrar para outros países. Atualmente, não é possível fazer ligações a cobrar para regiões internacionais. 

Porém, se você quiser fazer uma ligação a cobrar normalmente, basta discar da seguinte maneira: 

  • Código da operadora + DDI + código da cidade + número de telefone

Além disso, vale destacar que, as pessoas que estão fora do Brasil, também não podem realizar ligações a cobrar para pessoas daqui. 

Como fazer uma ligação a cobrar para o Brasil?

Caso você esteja no exterior, existem diferentes formas de como ligar a cobrar para brasileiros, são elas:

  • Primeiramente, entrando em contato com a telefonista de sua região. Caso queira ter acesso a ela, é importante que saiba o número do país que você está no presente momento;
  • A segunda maneira é a mais conhecida entre as pessoas. Basicamente, é possível utilizar um cartão eletrônico para completar ligações para fora de seu país. Trata-se de um procedimento básico, e que qualquer pessoa pode seguir;
  • Também existe uma última alternativa, um serviço conhecido como Brasil Direto da Embratel. Esse procedimento funciona em qualquer aparelho eletrônico. Com ele, é possível fazer ligações para o Brasil e só pagar quando voltar para o país. 

Written by